sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A paixão das mulheres pelos sapatos

                  PAIXÃO

Pesquisa mostra ela não se importam com preço, compram por impulso, não são fiéis às marcas e, muitas vezes, escondem a paixão dos maridos
Ela tenta não olhar, mas não consegue. Força de vontade para desviar o caminho, evitar entrar na loja e comprar mais um par também lhe falta. É difícil admitir, mas ela sabe que a paixão quase ultrapassa todos os limites. “É uma doença mesmo.” A constatação é da professora Rossana Cavassini de Mattos, 54 anos. Rossana, assim como milhares de outras mulheres, é louca por sapatos. O formato, a cor, o material, a novidade. Qualquer coisa relacionada a esse acessório faz ela perder a cabeça e embarcar em mais uma compra na busca do sapato ideal.

A boa notícia é que Rossana não está sozinha. A relação das mulheres com os sapatos é irracional mesmo e elas gostam da peça simplesmente por gostar. Não há motivo ou explicação lógica, mas o sapato é um componente do visual tão importante quanto a roupa. Os sapatos de salto, especialmente, têm uma dimensão simbólica de poder, elegância e sensualidade para a mulher.

— O salto impõe, marca presença, emagrece, dá poder, melhora a postura, deixa elegante, é feminino, é chique, muda o visual — afirmam as entrevistadas na mais recente pesquisa feita no Brasil, que tenta explicar esta relação feminina com calçados.
As brasileiras têm, em média, o mínimo de 15 e o máximo de 110 pares de sapato. Um closet ou sapateira dignos de uma centopeia fazem parte dos sonhos dessas mulheres, que preferem escolher os modelos pela vitrina mesmo: é o que 68% delas reponderam no estudo “A mulher e os sapatos”, feito com 400 mulheres, das classes A, B e C, de 18 a 40 anos, em São Paulo, encabeçado pela Giacometti Comunicação. Para 44% das entrevistadas, na hora de qualquer compra o bom mesmo é levar um belo par de calçado para casa.

Mas qual é o motivo que faz as mulheres amarem sapatos? A resposta de 45% das entrevistadas foi clara: “Porque amo sapatos”. É, como já foi dito, não há mesmo uma lógica nesse amor desenfreado.

Na análise, as mulheres de diferentes idades e classes sociais revelaram hábitos parecidos, como não comprar pela internet porque preferem provar o modelo; e a baixa fidelidade a uma marca específica porque gostam de variar e escolhem pelo design do calçado, sem se preocupar com conforto ou marca – nenhuma das entrevistadas tinha mais de três pares da mesma marca. E aquela velha mania de combinar sapato com bolsa está mesmo saindo de moda por decisão das próprias consumidoras, aponta a pesquisa: para 66% das mulheres, os sapatos devem combinar com a roupa; apenas 14% delas acreditam que os sapatos ainda devem ser combinados com a bolsa.

Outro item identificado na pesquisa é que as mulheres costumam esconder dos maridos os calçados novos. Nas lojas, isso é comprovado pelo pedido de levar a aquisição em uma bolsa e não mais nas caixas. Rossana sabe bem o que é isso e tem uma técnica toda especial para que o marido não a veja chegando em casa com mais uma sacola cheia de sapatos. Só que isso ela não revela para ninguém.
Portanto.... aproveitem garotas, essa é nossa melhor PAIXÃO!

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