domingo, 18 de dezembro de 2011

Câncer de mama.


                 CÂNCER DE MAMA 
 
  As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Como todos os outros órgãos do corpo humano, também se encontram n as mamas vasos sanguíneos.  O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápidas e de forma desordenada. O câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de câncer. 

   
    Os fatores de risco para o câncer de mama são os seguintes:

  *Terapia de reposição hormonal (hormônios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormônios femininos estrogênio e progesterona aumentam o risco de câncer de mama.                                                                                                                                      *Anticoncepcional oral (pílula) tomado por muitos anos também pode aumentar este risco.                                                                                                                                                  *Ingerir bebida alcoólica em excesso está associado a um discreto aumento de desenvolver câncer de mama. A associação com a bebida de álcool é proporcional ao que se ingere, ou seja, quanto mais se bebe maior o risco de ter este câncer.                                                                                                           *Mulheres obesas têm mais chance de desenvolver câncer de mama, principalmente quando este aumento de peso se dá após a menopausa ou após os 60 anos.                                                                                                *Não ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (após os 35 anos) é fator de risco para o câncer de mama.                                                                                                                        *Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expõe a mulher mais tempo aos hormônios femininos e por isso aumenta o risco deste câncer.


                                                                                                                                                                                                                       Os fatores de proteção para o câncer de mama são os seguintes:


*Seguir uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal com frutas, verduras e legumes e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de câncer.                                                                                                  *Retirar os ovários cirurgicamente diminui o risco de desenvolver o câncer de mama porque diminui a produção de estrogênio (menopausa cirúrgica).                                                                                                           *Exercício físico normalmente diminui o risco de ter câncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exercício regular quando jovens.                                                                                                   *Amamentar, principalmente por um tempo longo, um ano ou mais somado todos os períodos de amamentação, pode diminuir o risco do câncer de mama.


Sintomas do câncer de mama: 

  O câncer de mama normalmente não dói. A mulher pode sentir um nódulo (ou caroço) que anteriormente ela não sentia. Isso deve a fazer procurar o seu médico. O médico vai palpar as mamas, as axilas e a região do pescoço e clavículas e se sentir um nódulo na mama pedirá uma mamografia.

A mulher também pode notar uma deformidade na suas mamas, ou as mamas podem estar assimétricas. Ou ainda pode notar uma retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelo mamilo. Nos casos mais adiantados pode aparecer uma "ferida" (ulceração) na pele com odor muito desagradável. 

No caso de carcinoma inflamatório a mama pode aumentar rapidamente de volume, ficando quente e vermelha. 

Na maioria dos casos, a mulher é a responsável pela primeira suspeita de um câncer. É fundamental que ela conheça as suas mamas e saiba quando alguma coisa anormal está acontecendo. As mamas se modificam ao longo do ciclo menstrual e ao longo da vida. Porém, alterações agudas e sintomas como os relacionados acima devem fazer a mulher procurar o seu médico rapidamente. Só ele pode dizer se estas alterações podem ou não ser um câncer. 



    Faça o auto-exame:
 

         O melhor remédio ainda é a prevenção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário